Se quiser ir rápido, vá só. Se quiser ir longe, vá em grupo! --- If you want to go fast, go alone. If you want to go far, go together!

Oração Pelas Nações: Irão

A antiga Pérsia, hoje conhecida como República Islâmica do Irão, é um país localizado na Ásia Ocidental. A segunda maior nação do Oriente Médio, ao nível mundial é o 18º maior e o 17º mais populoso.

O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começa com a formação do reino de Elam em 2800 a.C. Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios em 625 a.C. 

A Revolução Constitucional Persa de 1906 estabeleceu o primeiro parlamento da nação, que operava dentro sistema político de monarquia constitucional. Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irão tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979.

Um país muito diverso geograficamente, o Irão sempre teve grande importância geopolítica devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. Teerão é a sua capital e a maior cidade, servindo como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. Com uma grande influência na segurança energética internacional e na economia mundial através das suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que incluem a maior oferta de gás natural no mundo e a quarta maior reserva comprovada de petróleo. O Irão é um dos membros fundadores da ONU, e seu sistema político único, baseado na constituição de 1979, combina elementos de uma democracia parlamentar com os de uma teocracia religiosa dirigida por clérigos nacionais, na qual a mais alta autoridade governamental é o Líder Supremo. 

Tem chamado a atenção recentemente com a suspenção das sanções económicas de vários países europeus e América depois de elaborar novos planos para a produção de energia nuclear. 

Vamos orar: pelas famílias iranianas. Para que Jesus não seja apenas mais um profeta, mas reconhecido por esse povo como único e suficiente salvador da nossa alma. Oremos para que não dêem lugar à pena de morte por apostasia, quando alguém abandona o islamismo.